sexta-feira, 25 de abril de 2014

Rodada de abertura da Superliga Nordeste movimenta três estados.


Para matar as saudades dos torcedores da região, a Superliga Nordeste de Futebol Americano tem sua primeira rodada neste final de semana. O estreante Roma Gladiadores (CE) recebe os paraibanos do Tropa Campina (PB) neste sábado (26), às 16h. O jogo acontece no Estádio José Walmir, em Fortaleza. No outro jogo da primeira rodada, um clássico potiguar: o Natal Scorpions (RN) enfrenta o Ufersa Petroleiros (RN), no domingo (27), às 16h, no Estádio João Câmara (Campo das Rocas), em Natal.

Foto: Amistoso Tropa Campina X Recife mariners

A competição será disputada em duas fases neste ano. Na primeira, oito clubes foram divididos em dois grupos e cada um deles enfrenta dois adversários dentro de sua chave. No Grupo 1, ficaram Tropa Campina, Roma Gladiadores, Ufersa Petroleiros e Natal Scorpions; enquanto no Grupo 2 estão Vitória All Saints (BA), Lauro de Freitas Kings (BA, Maceió Marechais (AL) e Sergipe Bravos (SE).

Os dois melhores de cada grupo se classificam para encarar os seis melhores times da temporada passada, previamente classificados para a segunda fase: João Pessoa Espectros (PB), Recife Pirates (PE), Recife Mariners (PE), Ceará Fênix, Ceará Caçadores e América Bulls (RN).

Confronto inédito em Fortaleza

A equipe cearense é a estreante da competição. Os Gladiadores vêm se preparando há cinco anos, antes de decidir participar de competições oficiais. Para o Coordenador Ofensivo da equipe e treinador principal interino, Tarcísio Gomes Filho, a equipe é experiente dentro do Ceará, e que disputou 10 amistosos desde 2009, quando o time foi fundado. “Se os adversários entrarem de ‘salto alto’ será por conta e risco deles, pois temos nossa historia no nosso estado e estamos partindo para uma nova fase agora. Dentro de campo serão 11 gladiadores na arena, enfrentado seus inimigos e só jogamos para vencer”, diz o treinador.

Mesmo em um grupo com equipes mais experientes, os Gladiadores acreditam que podem conseguir a vaga para a segunda fase da Superliga Nordeste, usando como armas os jogadores Altenor Júnior, Patrício Autobelly e Wescley Sales, todos praticam o esporte desde 2010 e atuam em mais de uma posição, tanto no ataque, quanto na defesa.

Foto: treino equipe Ufersa Petroleiros

Do lado do time de Campina Grande, que disputou a temporada passada com o nome de Treze Roosters, a expectativa é conquistar um resultado melhor do que no ano passado, onde o time conseguiu apenas uma vitória em seis jogos. Segundo o presidente do Tropa, Thiago Lacerda, a equipe fechou parcerias importantes e vem trabalhando duro para corrigir os erros da temporada anterior.

“Fizemos um bom planejamento para a temporada e o trabalho está sendo feito com muito empenho. Depois do amistoso (onde a equipe perdeu para o Recife Mariners por 28 a 0), realizamos nosso traning camp para corrigir os erros cometidos na partida e assim esperamos fazer uma boa estreia e manter um bom ritmo até o fim do campeonato”, diz Lacerda. Os destaques da equipe são o safety Emanuel Lucena e o tigh end Luiz Henrique Mendes.

Duelo potiguar em Natal

No grupo, o experiente Scorpions tem melhor retrospecto contra os adversários. No ano passado, o time potiguar bateu o Petroleiros por 19 a 8 e o Tropa (então Treze Roosters) por 36 a 6, as duas únicas vitórias do time na competição. O retrospecto aumenta o otimismo do Scorpions, que tem como objetivo vencer seus dois jogos na primeira fase e garantir a vaga entre os melhores da região. “Temos tudo para melhorar nosso desempenho, inclusive com bons reforços como o quarterbackLivanaldo, que já defendeu o Recife Pirates e o América Bulls”, explica o presidente do time, Daniel Ferraz.

Foto: Treino Equipe Roma Gladiadores

Já no único representante do semiárido nordestino na competição, a preparação contou com a ajuda de um rival, o América Bulls, que auxiliou nos treinamentos da parte técnica e tática. O treinador principal e presidente Arnaldo Gomes diz que o trabalho das linhas defensiva e ofensiva devem ser o diferencial do time na luta por uma vaga na segunda fase. “Essa é a área mais experiente e com maior numero de peças esse ano. Nossa linha ofensiva titular está com média de altura de 1,84m e 120 kg. Já nossa defesa vai jogar no esquema 4x3, e na nossa linha defensiva temos deffensive ends com média 115 kg e deffensive tackles com média de 130 kg”, revela.

Fonte e imagem: William De Lucca
Assessor de comunicação da Superliga Nordeste de Futebol Americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário