quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

39ª Entrevista Overtime do F.A.

Mais uma entrevista no ar, desta vez temos o prazer de entrevistar o atleta Raphael Nepomuceno de Menezes, Quarterback da equipe Vitória Antares (ES).

Entrevista Para Overtime do F.A. “O Tempo Extra do Futebol Americano”


Overtime do F.A. - Nome, Idade, Cidade onde Nasceu e qual time Joga Atualmente?
Raphael: Raphael Nepomuceno de Menezes, 27 anos, natural de Juiz de Fora (MG), Jogo no Vitória Antares (ES).

Overtime do F.A. - Como conheceu o Football?
Raphael: Conheci através da TV a cabo entre 1999 e 2000, com as transmissões da NFL pela ESPN. Vi aquele jogo “estranho” e gostei, mas na época não tinha o mínimo interesse em ser jogador, ainda mais usando aquelas calças coladas, auhhuauha. Com o tempo fui me acostumando e comecei a assistir mais, procurei entender as regras e a essência do jogo, fui me apaixonando cada vez mais pelo esporte, até que surgiu a oportunidade de jogar. 

Overtime do F.A. - O que veio fazer você praticar esse esporte?
Raphael: Sempre gostei de esporte, ainda mais os americanos, além do Futebol Americano (FA) assisto Basquete e um pouco de Baseball. Acho que o que me fez praticar esse esporte, foi a inteligência e a força física do jogo, como tenho uma boa estatura e na época eu era mais rápido que a maioria, pensei que poderia usar meu físico pra ser um bom jogador.


Overtime do F.A. - Quando, Como e Onde começou praticar?
Raphael: Comecei a jogar em meados de 2006, um amigo da minha irmã chegou com olho roxo na escola e falou que jogava FA, um cara da linha ofensiva caiu em cima dele no treino e o deixou com aquele olho roxo hahuahua, minha irmã me contou o caso e na mesma semana fui lá conferir o treino, depois desse dia nunca mais parei de jogar. O nome do time era Vitória Blue Marlins, um time de areia (único lugar que dava pra jogar na época), hoje esse time não existe mais.

Overtime do F.A. - Em qual posição você Joga?
Raphael: Comecei jogando de Wide Receiver, joguei por 3 anos nessa posição, hoje sou Quarterback.


Overtime do F.A. - Conte-nos alguma experiência boa que aconteceu com você no Football.
Raphael: No FA você vive muitas experiências boas, mas tem duas que jamais esquecerei. Uma foi jogar a final do TTD 3 na Vila Belmiro pelo Vila Velha Tritões, apesar de não gostar mais de futebol brasileiro (soccer), minha família é Santista e desde criança eu torcia muito pelo Santos FC, até começar a jogar FA. Eu nunca tinha ido ao estádio e a primeira vez que fui, foi pra jogar FA, disputando a final do nacional, usando o vestiário do Santos. Foi até difícil se concentrar para o jogo, mas deu tudo certo e saímos de lá campeões. 

A outra foi a superação que o Antares viveu na temporada passada, depois de perdermos os 3 primeiros jogos, viajamos para o Mato Grosso do Sul com chance praticamente zero de ir aos playoffs, além disso, tivemos muitos problemas na viagem e fomos com o limite mínimo de jogadores, jogamos em uma temperatura de 7ºC, muito diferente da que estamos acostumados. O jogo foi duro, muitos se lesionaram, defesa teve que jogar no ataque, e ataque teve que jogar na defesa, mas ali o time se uniu, todos jogaram além do limite. De todos os jogos que joguei nesses quase 8 anos de FA, nenhum se igualou a esse em questão de superação e garra, terminamos o jogo com 22 jogadores, com a vitória e com a certeza de que se dependesse da gente nós iríamos aos playoffs, como aconteceu.


Overtime do F.A. - O que você acha desse esporte?
Raphael: É um esporte super democrático, qualquer tipo físico pode jogar, não importa sua altura ou peso, vão achar uma função pra você. Ao contrário do que muita gente que ainda não conhece o esporte pensa, o FA vai muito além das pancadas, a inteligência e raciocínio que o jogo exige é muito grande, decorar várias jogadas, enganar o adversário com elas e ter que pensar rápido faz o esporte ser um dos mais inteligentes de todos, se equiparando a um jogo de xadrez.

Overtime do F.A. - Você já praticou outro esporte?
Raphael: Joguei Basquete por um bom tempo, mas foi ficando difícil conciliar dois esportes, tive que optar por um, e claro foi o Futebol Americano.


Overtime do F.A. - Para qual time da NFL você torce? (Caso torça para algum)
Raphael: Torço para o Miami Dolphins, foi o primeiro jogo que vi na TV, como não conhecia absolutamente nada, escolhi pela cor do time, hoje sei que poderia ter escolhido melhor, uhahuahuah, mas jogando mal ou bem não troco de time de maneira alguma.

Overtime do F.A. - O que o Football trouxe de bom pra você?
Raphael: Amigos principalmente, claro como muitos jogadores de FA dizem aqui no país, uma segunda família também. 

Overtime do F.A. - E por ultimo fica Livre pra você contar mais alguma coisa que ficou de fora e se quiser mandar um recado para alguém fique a vontade.
Raphael: Agradeço ao Overtime do F.A. pelo convite da entrevista e também ao pessoal que acompanha o Vitória Antares, seja torcendo para nós no estádio, acompanhando o play-by-plays ou nos seguindo nas redes sociais, ter o apoio de vocês é muito bom! Ah, Quem ainda não curtiu nossa página no facebook (Antares Futebol Americano) vai lá e dá essa força pra gente.

Grande abraço pra todos.

Nós do Overtime do F.A., agradecemos sua participação e desejamos sucesso para você e para toda equipe Vitória Antares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário