segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

3ª edição da clinica de arbitragem da FPFA foi um sucesso.

Armando Nogueira dizia: “Respeitemos no árbitro, ao menos, o sofrimento de estar ele no meio da brincadeira sem poder brincar.”
Brincadeira? Ou como diria Cléber Machado: “Pode isso, Arnaldo?!”
Pode até ser, mas no soccer! Afinal, nascemos um pouco técnicos e/ou com o vício de colocar a culpa sempre no juiz! Sim, porque “a regra é clara”, todos conhecem!
Mas no Brasil do football, no Brasil do Futebol Americano eles, os árbitros, são imprescindíveis para que a “brincadeira” evolua!
O football em terras tupiniquins não é mais uma brincadeira, é uma realidade séria.
Try-out aqui, try-out acolá! Treinos, academia, jogadores, equipamentos, times, torneios, jogos..opa! Cadê o cara prá colocar ordem? Cadê o árbitro!
Não o sofredor que não pode brincar, mas o sujeito que sabe as regras.
O árbitro: sem ele o jogo não existe, a “brincadeira” não existe!
E para que a ascensão do Futebol Americano no Brasil não pare há necessidade de formar novos árbitros, novos formadores de opinião, novos estudiosos em regras de FA.
Pense nisso!
A FPFA lançou na pré-temporada duas clínicas de arbitragem.
A primeira no ano e segunda da FPFA foi realizada em conjunto com o time do Foz do Iguaçu Black Sharks em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. A segunda clínica no ano e terceira da FPFA foi realizada em conjunto com a SMELJ de Curitiba.
A intenção era atrair pessoas interessadas em arbitrar jogos de FA mas que não tivessem ligação com os times. Um grande desafio para Felipe Oliveira, árbitro da FPFA que já carrega na camisa listrada a responsabilidade de anos de estudo das regras e responsável pelas aulas nas clínicas:
Parabenizo a FPFA pela iniciativa em desenvolver a 3ª edição da clinica de arbitragem, quanto ao curso destaco a presença de muitos interessados que não estão envolvidos com equipes, caras novas o que acaba deixando bem feliz, visto que a ideia inicial era atingir este público, de interessados pelo esporte, mais sem vinculo algum com equipes do estado.
Diante de um número satisfatório de inscritos e interessados em arbitrar, não será difícil conseguir novos árbitros para compor o atual quadro da Federação Paranaense de Futebol Americano, o que irá colaborar e muito na rotatividade dos mesmos.
Enfim vamos tentar também com a experiência colocar os aprovados nesta clínica para atuar nos jogos. Porque muito mais, ou tão importante que conhecer a própria regra, é saber na prática para que os mesmos sabiam como se comportar em um jogo de verdade.” – disse Felipe Oliveira
Hoje, no último dia da 3ª Clínica de Arbitragem em Curitiba, pode-se dizer que a primeira parte do objetivo foi alcançada: 50 participantes nas duas clínicas, sendo que a maioria com grande potencial em apitar.
Mas o mais importante: o interesse, tanto de jogadores quanto de novos estudiosos em FA, como ressaltou Adan Rodriguez, presidente da FPFA:
O evento foi um sucesso, média por dia de 35 pessoas durante a realização da clínica, a expectativa está dentro do esperado mesmo, atletas querendo arbitrar e, principalmente pessoas que não estão envolvidas com equipes manifestando interesse pela arbitragem.
A realização da clínica passa a ser evento certo no calendário da Federação Paranaense de Futebol Americano – F.P.F.A, iniciativa que extrema importância para o fortalecimento do esporte, não só a nível de Paraná mas no Brasil em um todo.
Este tipo de evento busca evoluir e conceder maior atenção a arbitragem. E, com a realização destas clínicas, só tende a crescer e fortalecer o esporte no Estado”.


Aprovados Clínica Foz do Iguaçu
Melhor Nota e ganhador de uma camiseta personalizada da Seleção Brasileira:
Bruno Mazalotti Matheus
Demais aprovados em Foz:
Helder Bacelar Ludwig
Carlos Eduardo R. O. Santos
Yuri Benevides

Aprovados Clínica Curitiba
Aprovado Melhor Nota e ganhador de uma camiseta personalizada da Seleção Brasileira: Diego Garcia
Demais aprovados em Curitiba:
Caio Kaminski
Lucas dos Santos Coelho
Wylliam Bonetes dos Santos
Gustavo H. D. Santos
Victor Hugo de Araujo Bessusko
Gabriel Ligmanovski Ferreira
Thyago Luiz Barbeta de Paula
Breno Monte Serrat de Moura
Eduardo Medeiros Schutt
Delmer Zoschke
Otni Pina Seixas
Diogo Yukio
Paulo F. Manosso Vidal
Jimmy Miquelasso
Ricardo Manzo
Guilherme Montani
Jackson Mateus
Felipe Giannini Raicoski
Glenyo Cristiano Rocha
Adolfo Herke Júnior
Jackson Bartnik
Fernando Antonio Zétola

E que venham novas clínicas, e que venham novos árbitros por esse Brasil do football!
Porque, tão importante quanto a audácia do QB, a força da OL, a coragem do RB e a leitura da DL, é a coragem e o conhecimento de um árbitro!

Texto e imagem: Ana Cristina Lazarotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário