quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nota de esclarecimento: A AFAB e as competições interestaduais.

Caros praticantes e organizadores de Futebol Americano do Brasil,
Tendo em vista a polêmica gerada nos últimos anos por conta de múltiplos campeonatos interestaduais de Futebol Americano no Brasil, a Associação de Futebol Americano do Brasil – AFAB, como representante da IFAF e PAFAF, e como entidade reconhecida pelo Ministério dos Esportes, ressalta seu comprometimento, sem distinção, com todos os campeonatos interestaduais no País.
Trabalhamos árduamente para fornecer a todos os campeonatos a estrutura básica necessária para que estes ocorram com o maior sucesso possível. Desde a formação de árbitros, até a pomoção de palestras para qualificarem os técnicos e jogadores. Vale ressaltar que a AFAB dará sempre todo o apoio para a realização de todos os torneios de forma imparcial.
Porém, a AFAB esclarece que nem ela, nem os órgãos que representa, reconhecem um único como Campeonato Brasileiro de Futebol Americano ou um único Campeão Brasileiro de Futebol Americano. Apesar das características interestaduais da Liga Brasileira de Futebol Americano – LBFA, da Liga Nordestina de Futebol Americano, e do Torneio Touchdown, todos são considerados da mesma e importância para o desenvolvimento do Futebol Americano no Brasil, relevada a história, as perspectivas, a qualidade de jogo e de organização de cada um.
Também, a AFAB recomenda cuidado aos diversos campeonatos interestaduais no uso dos termos “Campeão Brasileiro” e “Campeonato Brasileiro”, pois acredita que estes não traduzem fielmente a situação do esporte no País e induzem à confusão aqueles que não acompanham os campeonatos pelo Brasil.
Por não serem filiados à AFAB, o Torneio Touchdown, a Liga Brasileira de Futebol Americano – LBFA e a Liga Nordestina de Futebol Americano – LINEFA, tem total liberdade para usarem os termos aqui mencionados, mas devem se preocupar com a confusão gerada pela implicação da divulgação de um Campeão Brasileiro ou de um Campeonato Brasileiro. Confusão esta, que presta disserviço aos objetivos da AFAB de disseminar o Futebol Americano no Brasil, promover a transparência do desenvolvimento esportivo e reforçar a credibilidade das nossas instituições.
Por fim, a AFAB conclama os diversos campeonatos, torneios, federações, equipes e amantes do Futebol Americano para unificar o Futebol Americano Brasileiro sob um plano de desenvolvimento comum. Entendendo que tal atitude não pode partir de outros que não os campeonatos em sí, a AFAB oferece total e completo apoio às iniciativas nesta direção, sem nunca abrir mão de seu trabalho em prol do Futebol Americano não competitivo, de base e das outras categorias.
Cordialmente,
Diretoria Executiva
Fonte: http://afabonline.com.br/new/

Nenhum comentário:

Postar um comentário