terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Os gringos do Arsenal


Nota divulgada por Orlando no Orkut.
Sei que o 
                    Sei que o assunto já está velho e peço desculpas por não ter escrito nada antes. Com os jogos nos últimos dois finais de semana e com os compromissos de final de ano do trabalho, me sobrou quase nenhum tempo para fazer isso.
Quando criamos o Cuiabá Arsenal em 2006 nós sempre procuramos melhorar o nosso elenco com jogadores que poderiam agregar valor dentro e fora de campo. Isso sempre fez parte do "DNA" do Arsenal. Em 2008 no Torneio Capital, por exemplo, foram Heron e Dandan. No Sorocaba Bowl, também em 2008, foi a primeira participação do Dennis Prants, então nos ajudando na sideline.
Um dos fundadores do Arsenal, inclusive, é americano: o WR #8 Joseph.
Em Março de 2010 tivemos a grata surpresa de recebermos mais um jogador americano no Arsenal, quando o DL Clayton Lovett #99 se juntou à equipe, depois de se mudar com a esposa para Cuiabá.
Clayton participou do Torneio de Seleções em Curitiba e, ao longo dos treinamentos para a LBFA, ganhou a confiança da equipe e assumiu o time de defesa e os times especiais do Arsenal. Como jogador ele participou, junto com o Joseph WR #8, da primeira partida contra o Tubarões e se lesionou, passando a atuar apenas como treinador.
Desde o início Clayton, que jogou College em Nebraska, nos disse que ganharíamos muito se tivéssemos a chance de compartilhar a experiência de jogadores americanos. A primeira oportunidade surgiu quando seu amigo Travis, colega de time em Nebraska, veio visitá-lo em Setembro. Travis passou duas semanas em Cuiabá e dedicou alguns dias para acompanhar e ajudar os treinos do Arsenal. Também participou da partida contra o Fluminense Imperadores.
A experiência foi tão positiva que organizamos o retorno do Travis para os playoffs, junto com o Matt, companheiro de Clayton e Travis, que não pode acompanhá-lo na viagem de Setembro pois havia recém-iniciado o trabalho de Coordenador Defensivo em um College em Illinois.
Tom, que trabalha junto com Matt, se juntou ao grupo. Dentro de campo eles ajudaram muito contra o Corinthians.


                      Fora de campo a experiência que os 3 repassaram aos nossos jogadores nos treinamentos foi fundamental para o jogo contra o Fluminense e, acreditem, valeu por toda uma pré-temporada. A diferença de abordagem e o nível de detalhes que eles trouxeram é muito grande.
Quando decidimos trazê-los, nossa primeira providência foi conversar com todos os jogadores. Ainda que aproveitar essas chances faça parte da nossa filosofia, queríamos garantir que ninguém se sentisse chateado com a situação. A idéia foi aprovada e, após o primeiro treino com os 3, que aconteceu em Ribeirão Preto na manhã de Domingo, os jogadores já os tinham como colegas de time, valorizaram cada experiência e aproveitaram muito bem as oportunidades de aprender.
Para eles a oportunidade de ajudar e de jogar é gratificante e também enriquecedora. Para os nossos jogadores, a chance de serem avaliados por treinadores americanos e saberem que poderiam disputar posição em algumas equipes de lá, fez muito bem. O Arsenal é uma equipe muito mais madura hoje do que era quando eles chegaram.
O nosso foco, agora, é a partida contra o Barigui Crocodiles. Logo após começaremos a planejar a temporada 2011 e a ajuda que os "gringos" nos darão será ainda maior.
Eu avalio como positivo o impacto disso no esporte aqui no país. O aprendizado leva à melhora do nível técnico, o que melhora o nível do espetáculo.
E, sim, eles estarão conosco no Brasil Bowl.

Orlando Eustáquio Alves Ferreira Jr. - Presidente Cuibá Arsenal

Nenhum comentário:

Postar um comentário